sábado, 9 de junho de 2007

Pegada Ecológica...


A Pegada Ecológica constitui uma forma de medir o impacto humano na Terra.

Este conceito exprime a área biologicamente produtiva (solo e água), assim como os recursos utilizados para a produção dos bens de consumo e dos serviços prestados, bem como os resíduos que lhes estão associados; para sustentar o actual estilo de vida de um indivíduo, uma comunidade, um país ou mesmo para a população mundial.

A "pegada ecológica" varia de país para país, o desenvolvimento económico-social de uma determinada nação pode ser avaliado a partir da sua "pegada". Para perceberem realmente do que trata este conceito vamos dar o exmplo de dois países: EUA e Índia. Os Estados Unidos, com uma área de 9 629 091 km² e cerca de 300 007 997 hab.), possuí uma "pegada ecológica" estimada em cerca de 10.3 hectares por indivíduo enquanto que, a Índia (o segundo país mais populoso do Mundo), com cerca de 1.080.264.388 habitantes para um espaço de 3.287.590 km², detém uma "pegada" de apenas 0.7 hectares por pessoa.

É devido a esta diferença abismal que os Estado Unidos da América constituem o país mais poderoso do Planeta enquanto que, a Índia, apesar de toda a sua evolução tecnológica, continua a ser um dos países mais pobres, a transbordar de gente com carência económicas e sociais.

Por tudo isto, todos devemos fazer um esforço no sentido de poupar bens de consumo, que muitas vezes esbanjamos desnecessariamente, assim como reduzir a produção de lixo e resíduos. O Planeta em que vivemos não tem capacidade para albergar uma população, que caminha para os 7 biliões, se cada um nós não se esforçar para desenvolver uma económia sustentável... pensam e poupem...

Se quiserem saber qual a vossa "Pegada Ecológica" vão a: www.earthday.net/footprint/info.asp?language=portuguese&country=portugal

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Dia Internacional pela Justiça Climática!



Hoje, 8 de Junho, comemora-se o Dia Internacional da Justiça Climática, o último dia da reunião do G8 em Rostock, Alemanha.

Convocado pela Rede Internacional Rising Tide, um grupo internacional que tem como causa maior as alterações climáticas, este foi um apelo difundido por diversas nações do Planeta e, que tem como objectivo chamar a atenção de todos para a forma como os países mais industrializados do Mundo estão a decidir o nosso futuro, pondo de parte a Organização das Nações Unidas, à qual realmente compete esta tarefa.

Foram marcadas iniciativas por todo o Mundo (Reino Unido, Alemanha, EUA, Austrália...), inclusive Portugal, onde foram realizados protestos e demonstrações de descontentamento nas cidades de Coimbra, Porto e Lisboa.

Este protesto apenas pretende fazer que todos tomem consciência dos seus direitos cívicos e de opinião, levando cada um de nós a reflectir na realidade que actualmente vivemos e, contra a qual devemos lutar, não só a nível das alterações climáticas mas, também, de pontos a guerra, a fome, os enormíssimos desvíneis sociais deste nosso Planeta Terra...

Acima temos o cartaz de divulgação das acções de rua que hoje se fizeram em Lisboa e, aqui vos deixamos também dois sites bem interessantes relacionados com este tema:

=> www.geoito2007.blogspot.com
=> www.risingtidenorthamerica.org/wordpress/2007-g8-portugese/