domingo, 24 de junho de 2007

Protocolo de Quioto - 10 anos

Ultimamente, o Protocolo de Quioto tem sido o assunto do dia, em consequência da última cimeira do G8 na Alemanha. Hoje, vamos falar um pouco deste tratado que faz 10 anos.

Este protocolo, discutido e negociado na cidade de Quioto (Japão) em 1997, foi a consequência de um série de eventos, que se sucederam entre 1988 e 1992, tendo como principal objectivo a imposição de alguns compromissos de modo a conseguir a redução da emissão de gases de estufa por parte dos seus 166 países-membros.

O Protocolo de Quioto entrou oficialmente em vigor a 16 de Novembro de 2005 e, os estados que o assinaram predispõem-se a tomar medidas de prevenção contra o efeito de estufa até 2012, com o intuito de baixar a temperatura global entre 1,4ºC a 5,8ºC até 2100. Abaixo estão algumas das medidas a ser tomadas pelos assinantes:

- Reformar os sectores de energia e transportes
- Promover a utilização de fontes energéticas renováveis
- Limitar as emissões de gases poluentes como o metano ou o dióxido de carbono
- Proteger as florestas e todos os ecossistemas ameaçados pela poluição

Os países que não cumprirem esta directriz terão que comportar elevadas multas por cada tonelada de dióxido de carbono emitida em excesso.

Ora preocupemo-nos com o caso português.... O objectivo de Portugal para este protocolo é a meta dos 27% na emissão de gases de estufa (GEE's). Mas, surpresa das surpresas, o nosso país, sempre tão cumpridor e exemplar (como todos nós sabemos!!!), irá atingir os 42,2% de emissões até 2012.

Vejam bem, 2012, segundo o Protocolo, é a data limite para tomar medidas contra e emissão de GEE's e, por incrível que pareça, nós vamos aumentá-las em 42,2%!!

Nos restantes países da U.E. o objectivo passa por reduzir em 8% as emissões de gases mas, parece que a redução vai chegar mesmo aos 9,4%, o que é óptimo!

Já no nosso Portugal, irá-se suceder exactamente o contrário, o que é muito triste, até vergonhoso, parece que estamos condenados a ser a verdadeira "cauda da Europa" - um cliché banal, mas que exprime bem a nossa infeliz condição na Europa e, até no Mundo!

=> Acima encontra-se o mapa dos países assinantes e não assinantes do Protocolo. Para verem melhor basta clicar sobre a imagem.