quinta-feira, 1 de março de 2007

Desafio

Hoje vamos postar um artigo bem diferente.

Desafiamos todos os visitantes do blog a sugerirem algumas medidas radicais para combater o Aquecimento Global...




Esperamos a vossa colaboração..................

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Aumento das temperaturas


A terra está a aquecer, podendo atingir num futuro proximo um aumento de 2ºC. Não parece muito pois não?! Mas comparemos com uma febre, uma pequena subida de temperatura tem efeitos dramáticos. Isto significa mais secas, mais inundações e tempestades, provocando a extinção de várias espécies.

2003 foi o Verão mais quente na Europa em 500 anos. Isto causou a perda de 6 biliões de euros na agricultura. A onda de calor desse ano matou cerca de 20,000 pessoas e a niveis mundiais estima-se que ceifou a vida a mais de 160,000 pessoas. Imaginem como será quando a temperatura aumentar 2ºC....

À medida que as temperaturas vão aumentando a área atingida por secas duplicou entre 1970 até 2000.

Mudanças na queda de chuvas e o aumento das secas vai afectar dramaticamente as maiores ccolheitas de alimentos, como a do arroz que é um dos alimentos fundamentais para biliões de pessoas....

Menores periodos de chuvas nas regiões tropicais, como na Amazónia, significa que todo o ecossistema pode entrar em colapso no final deste século...

Extinção de espécies


Nos proximos 50 anos 1 milhão de plantas e animais podem-se extinguir. Animais como o Urso polar morreram devido a sua incapacidade de se moverem com a mudança de clima. As crianças que nasceram neste século possivelmente so veram animais comuns no dia de hoje em livros ou em jardins zoologicos. Algumas espécies poderam eventualmente aumentar. Insectos como os mosquitos expandir-se-ão para norte trazendo consigo várias doenças como a malária.

Honda troca patrocínios por causa ambiental


Num assumido compromisso com as questões ambientais, a Honda anunciou a decisão de abdicar, nos monolugares com que se prepara para participar no Mundial de F1 de 2007, de toda a publicidade a patrocinadores, substituindo-a por uma enorme imagem do planeta Terra.

Em comunicado, o construtor nipónico refere que o novo aspecto é uma «poderosa chamada de atenção para os fãs, patrocinadores, clientes e público em geral aderirem ao compromisso da Honda para ajudar a resolver os problemas ambientais do mundo».

Ao mesmo tempo, através de site www.myearthdream.com, qualquer pessoa que o deseje terá a oportunidade de inscrever o seu nome no carro, dar um testemunho parma mudança de estilo de vida e fazer um donativo para uma organização ambiental.

De acordo com o conceito de «o nosso carro é o seu carro», cada nome formará um pequeno pixel individual que ajudará a construir a imagem do planeta Terra no monolugar.

Cada nome ficará visível quer no site, a partir do momento em que o testemunho for dado, quer no carro, através do recurso a um microscópio.

Entre as empresas que já aderiram a este novo conceito estão não só os parceiros que já colaboravam com a escuderia, assim como muitas outras, como a Universal Music, Gatorade, Fila, IBM, Instron, Oliver Sweeney, Perkin Elmer, Showa Denko, TUV e GF Agie Charmilles.

Curiosidades

-Sabias que 40% das árvores da Amazônia podem desaparecer antes do final do século, caso a temperatura suba de 2 a 3 graus?


-Sabias que a faixa da temperatura média global deve sofrer um aumento de 2 a 4,5 °C até ao final deste século?


-Sabias que 9 a 58% das espécies da Terra vão ser extintas nas próximas décadas?


-Sabias que todos os anos, áreas de 2000 km quadrados se transformam em deserto devido à falta de chuvas?

-Sabias que em cada ano, um automóvel produz em média quase quatro vezes o seu peso em dióxido de carbono?


-Sabias que os japoneses deitam fora 16 milhões de pares de pauzinhos todos os dias, todos eles feitos com a preciosa madeira das florestas húmidas tropicais de Sarawak?

Esperamos que estas curiosidades sobre o Aquecimento Global vos faça pensar um pouco.

Aumento do nível das águas do mar


Um dos principais riscos associados ao aquecimento global, devido às alterações climáticas é a subida do nível médio dos oceanos. Devido à fusão dos glaciares em todo o mundo e das calotes polares, (degelo), associados ao aumento do volume das águas por expansão térmica, o nível do mar tem vindo a subir a um ritmo de 2 mm/ano, e poderá acelerar substancialmente, pondo em risco diversas áreas costeiras.

Um aumento de apenas 1 m no nível do mar pode deixar submersas diversas ilhas do Pacífico e tornar inabitáveis vastas áreas de diversos países, desalojando milhões de pessoas em todo o mundo.

Para além do efeito directo da subida do nível do mar, há ainda que considerar o aumento do poder erosivo, em especial nos cordões dunares e nas praias, e o impacto sobre as infra-estruturas portuárias e de defesa da costa contra inundações.

Se todo o gelo da Gronelândia e continente Antárctico derreter, provocará, uma subida da água do mar de aproximadamente 70 m. Tendo este acontecimento efeitos catastróficos em todo o mundo quer a níveis ambientais quer a níveis naturais.

Degelo


Um dos principais efeitos do aquecimento global é o degelo, que ocorre em várias partes do mundo.

Segundo especialistas, a região em torno do oceano Árctico é a mais afectada. Nos últimos anos, a camada de gelo desse oceano tornou-se 40% mais fina e a sua área diminuiu 14%. Isto tudo deve-se ao aumento da temperatura média no Alasca, no noroeste do Canadá e na Sibéria ter subido bem mais que a média global. Em apenas 30 anos, o aumento foi de 2,75 °C. De acordo com a NASA, o gelo no Árctico tem vindo a diminuir 10% a cada década desde 1980.

No outro extremo da Terra, a Antárctica sofreu uma elevação da temperatura de 2,5 °C desde 1940. Somente no período posterior a 1997, esta região registou um degelo de 3 mil km quadrados embora existam glaciares que aumentaram de tamanho, por causa das alterações nas correntes marítimas. As principais cordilheiras do mundo também estão a perder massa de gelo e de neve.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Monte Kilimanjaro


Esta foto foi tirada no dia 16 de Março de 2005, trata-se da primeira fotografia do Monte Kilimanjaro (Tanzânia, África), de 5892 metros de altitude, sem neve e sem gelo, pela primeira vez em mais de 11 mil anos.
Apesar das preocupações para com o ambiente ao nível global terem-se originado já lá vão mais de 20anos e, do Protocolo de Kyoto ter sido já assinado há 10, parece que nada mudou. Ou melhor, as acções para combater as alterações climáticas há muito assinaláveis não mudaram mas, os seus efeios continuam a fazer sentir cada vez mais e mais intensamente...

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Os 16 piores efeitos do Aquecimento Global a curto prazo:

1. Degelo das grandes massas polares do Árctico e Antárctida;

2. Consequentemente, aumento do nível das águas do mar;

3. Que levarão a terríveis inundações nas zonas litorais mais baixas;

4. Aumento da actividade sísmica e desmoronamento de terras;

5. Aumento dos furacões, ciclones e fenómenos do tipo El Niño…

6. Aumento do Efeito de Estufa;

7. Chuvas ácidas;

8. Extinção da Primavera e Outono, Verões cada vez mais abrasadores e Invernos cada vez mais curtos

9. Por consequência, piores colheitas;

10. Cada vez menos chuva em determinadas zonas e, noutras, chuvadas cada vez mais intensas;

11. Seca em quase todo o Globo;

12. Avanço dos desertos;

13. Cada vez menos água potável;

14. Extinção de espécies animais e vegetais;

15. O que levará à desflorestação intensa;

16. E, consequentemente, à extinção global das tribos indígenas ainda existentes.


Enfim, a nós parece-nos um bocadinho grave…

Mas, ainda há quem insista em tomar banhos de vinte minutos ou mais, lavar os dentes com a água da torneira a correr, percorrer de carro ou mota uma distância que se faz a pé em 5 minutos ou não proceder à reciclagem e, deitar para o chão o lixo que devia estar no caixote e não na valeta da estrada!

Para já não falar daquelas grandes companhias petrolíferas que teimam em deitar milhões de toneladas de gases de efeito de estufa para a atmosfera ou daqueles senhores que, para engordar os seus cofrezinhos recheados de dinheiro, acham que o melhor que têm a fazer é abater grandes massas de floresta na Amazónia….

Mas o que é que essas pessoas, completamente suicidas e avarentas, têm na cabeça???

Para onde é que elas acham que vão os gases que lançam para a atmosfera?

E porque é que será que chamam à Amazónia o pulmão do Mundo?

Ou ainda, para onde vão os índios que ficam sem casa? Já imaginaram o que é tirarem-vos a casa, as vossas coisas e ainda por cima, destruírem tudo o que lhe está à volta???

Era bom que todos reflectissem um bocadinho nisto….

Acerca do nosso tema, "O Aquecimento Global"!!!


O que podemos dizer acerca do nosso Trabalho/Projecto?... Consideramo-lo bastante actual e interessante, uma vez que mexe com o futuro das próximas gerações e, ao contrário do que muitos pensam, com a nossa própria geração.

Muita gente não sabe que o terrível furacão Katrina (Agosto de 2005), que destruiu quase completamente a cidade de Nova Orleães, ou as vagas de calor que atingiram a Europa em 2003 e mataram mais de 40.000 pessoas ou ainda, a crescente proliferação e alastramento de doenças tropicais infecciosas, como o dengue ou a malária, se devem ao Aquecimento Global, cada vez mais proeminente!!!

Pois é, parece irreal mas tudo isto é mesmo verdade, o Aquecimento Global existe mesmo e não há como ignorar a situação!!!

Se por acaso cada um de nós não fizer um pequeno esforço para alterar esta situação e, os grandes países poluidores não tomarem medidas drásticas para travar este aumento da temperatura global, a Humanidade bem pode começar a pensar em mudar de Planeta… mas, como isso ainda é um bocadinho impossível ninguém sabe bem o que irá acontecer daqui a cerca de 30 ou 50 anos!

O porquê deste blog...

Bem, este blog foi criado no âmbito do Trabalho/Projecto, relacionado com a disciplina de Área de Projecto, que o nosso grupo tem vindo a desenvolver ao longo deste ano lectivo.
O tema principal desta disciplina, dirigida pelas professoras Luísa Loureiro e Fátima Oliveira (professoras de Matemática e História, respectivamente), é “O Mundo… uma aldeia global!!!”. Dentro deste tema, cada grupo (somos três), teve que escolher um subtema. O subtema escolhido pelo nosso grupo (Grupo III) foi “O Aquecimento Global - causas e efeitos”.

Os trabalhos de cada grupo, serão apresentados durante a Semana Cultural da Escola, que é a última semana do 2º. Período. Mais concretamente, o nosso Projecto será apresentado no dia 22 de Março, Quinta-feira, tendo início por volta das 8:30. Será composto por uma palestra realizada por nós, o visionamento do documentário “Uma Verdade Inconveniente” e, por uma experiência relativa ao aumento do nível das águas do mar.