sexta-feira, 25 de maio de 2007

Só gente com bom aspecto...

Vida na Terra... por quanto tempo?



O declínio de uma espécie ocorre quando, nas suas populações, a mortalidade excede a natalidade ou a emigração excede a imigração. Se este curso se mantiver, a extinção acontece, ou seja , a espécie desaparece de parte ou da totalidade da sua área de distribuição.

Actualmente, as extinções ocorrem a uma velocidade estonteante, estimanto-se que, por dia, se percam cerca de 100 espécies, na sua maioria ainda desconhecidas para a Ciência. Por ano as perdas rondam entre as 18 mil e as 55 mil.

Embora a extinção se trate de um processo natural, vindo a registar-se à vários milhões de anos, sabe-se que mais de 75% das extinções histórica foram provocadas pelo Homem, sendo o século XVIII,o período em que mais perdas se registarem: cerca de 486 espécies animais, 600 vegetais. Hoje em dia, existem cerca de 3565 animais e 22137 vegetais em risco.

Uma das princiais causas da extinção de espécies é o Aquecimento Global - estima-se que até 2050, haja uma perda de 15 a 37% das espécies que actualmente ainda sobrevivem, devido aos aumentos a temperatura, a inundações, ao aumento do nível das águas do mar, ao fogos florestais, à desertificação... Os países mais vulneráveis a este triste fenómeno são principalmente os países asiáticos, africanos e latino-americanos, justamente onde a biodiversidade é mais abundante!

Apenas um esforço de todos e de cada um, na redução da utilização de energia e de recursos naturais (cobustíveis, papel...), na realização da reciclagem e na reutilização dos materiais possibilitará um não aumento das alterações climáticas. è também é importante termos consciência da corrupção social que está constantemente presente no mundo dos humanos, estando sempre alerta para crimes contra a natureza, como o arraso de florestas inteiras, o lançamento de esgotos, a destruição de habitats naturais ou a abusiva emissão de gases de estufa para a atmosfera pelas indústrias.

Temos que estar atentos às transgressões daqueles que não respeitam o Planeta em que vivemos e chamar a atenção a quantas pessoas for necessário para a destruição do nosso Mundo...

terça-feira, 22 de maio de 2007

Hoje, Dia Mundial da Biodiversidade


Comemora-se hoje o Dia Mundial da Biodiversidade, tendo este ano por tema "A Biodiversidade e as Alterações Climáticas".

Um estudo publicado em 2004, na revista Nature, sobre os possíveis impactos de um cenário de alterações climáticas moderadas, avaliou em 1.103 as espécies de mamíferos, aves, anfíbios, répteis, borboletas e outros invertebrados, que, caso o aquecimento global não abrande, se extinguirão até 2050. Segundo um dos co-autores (Lee Hannah), o “estudo mostra que as alterações climáticas são a maior ameaça à biodiversidade”.

As áreas importantes para a conservação da Biodiversidade no nosso planeta (HOTSPOTS), representam apenas 1,4% da área do Planeta, contendo estas 44% de todas as espécies de plantas e 35% das espécies de vertebrados.

Portugal, inserido na região Mediterrânea, é um dos poucos países europeus que integram um hotspot de biodiversidade, existindo várias espécies - como o Lince-ibérico, a Abetarda, o Sisão, a Águia-de-Bonelli e o Penereiro-das-torres - que se encontram com estatuto de ameaça. Apesar dos esforços desenvolvidos e do sucesso obtido nalguns casos, a situação para várias espécies é ainda preocupante.

Deste modo, o nosso país tem responsabilidades acrescidas na conservação da biodiversidade a nível mundial... Todos nós devemos sentir-nos em obrigação para com as espécies ameaçadas senão globalmente, pelo menos a nível nacional. Não contribuam para evolução deste terrível fenómeno, prvocado por nós homens, adquiram uma atitude cívica e consciente para com o nosso Planeta.

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Sugestão...




Recentemente a Fnac lançou um guia sobre o Planeta Terra onde podemos encontrar temas como a escassez de água, desertificação, alterações climáticas, etc.

Neste guia também estão disponíveis livros,documentários e música acerca destes temas que são algumas das consequência da ocupação antrópica descontrolada.

Os artigos tambem estão disponiveis no site da Fnac e na loja Fnac.

=> http://www.fnac.pt/images/pdf/planetaterra.pdf

Um vídeo para reflectir...



Aqui está um pequeno vídeo feito pelo Greenpeace do Brasil.

domingo, 20 de maio de 2007

A GRANDE PALESTRA!!!

A MAQUETE...



Como referimos logo no primeiro post que colocámos no blg, "O porquê deste blog...", o nosso Projecto foi dividido em duas partes distintas:

** Reunião e tratamento de informação relacionada com o Aquecimento Global: causas, consequências, soluções curiosidades, etc;

** Edificação de uma maquete que demonstra-se de uma forma clara o aumento do nível das águas do mar na costa portuguesa.

O slide acima apresentado mostra-vos toda a evolução desta maquete que se começou a construir logo no início de Janeiro. Para esta cosntrução, tentámos utilizar apenas materiais recicláveis ou reutilizáveis: gesso, papel, madeira de um antigo armário... os únicos recursos não recicláveis presentes na nossa maquete foram as tintas e os vernizes!

A construção da maquete passou por inúmeras fases:

- Primeiro o Filipe construiu e pintou um recipiente de madeira (de um armário)onde a maquete pudesse ser colocada aquando a realização da experiência;

- Ao mesmo tempo, o Luís desenhava um mapa de Portugal em papel-cenário;

- Quando o esboço ficou pronto, o mapa começou a ser coberto com gesso pela Bia e o Fábio, de modo a dar-lhe um aspecto mais realista;

Como nunca tínhamos feito nada do genéro, a construção da maquete(com todo o relevo que o País possuí, os seus rios e o seu recortado litoral...) acarretou os mais variadíssimos problemas e contratempos que, nos roubaram 2 meses de trabalho árduo e quase diário...

A maquete apenas foi concluida na véspera da nossa Apresentação... já à noite! Estáva-mos muito cansados, há duas semanas que trabalhávamos quase todos os dias até já ser noite. Foi a professora Luísa Loureiro que nos levou a casa em muitos desses dias... Um muito obrigado por tudo stôra!

Ao todo utilizámos cerca de 30 kg de gesso, dezenas de jornais e revistas, muita muita água para o gesso... quase morremos intoxicados com o cheiro a tinta e silicone... alguns funiconários fizeram queixa do nosso grupo de trabalho e obrigram-nos a limpar o polivalente vezes sem conta mas... no fim, pensamos que tudo valeu a pena...

A experiência, acerca do aumento do nível das águas do mar em Portugal, na qual foi utilizada a maquete, foi um sucesso!