sexta-feira, 25 de maio de 2007

Vida na Terra... por quanto tempo?



O declínio de uma espécie ocorre quando, nas suas populações, a mortalidade excede a natalidade ou a emigração excede a imigração. Se este curso se mantiver, a extinção acontece, ou seja , a espécie desaparece de parte ou da totalidade da sua área de distribuição.

Actualmente, as extinções ocorrem a uma velocidade estonteante, estimanto-se que, por dia, se percam cerca de 100 espécies, na sua maioria ainda desconhecidas para a Ciência. Por ano as perdas rondam entre as 18 mil e as 55 mil.

Embora a extinção se trate de um processo natural, vindo a registar-se à vários milhões de anos, sabe-se que mais de 75% das extinções histórica foram provocadas pelo Homem, sendo o século XVIII,o período em que mais perdas se registarem: cerca de 486 espécies animais, 600 vegetais. Hoje em dia, existem cerca de 3565 animais e 22137 vegetais em risco.

Uma das princiais causas da extinção de espécies é o Aquecimento Global - estima-se que até 2050, haja uma perda de 15 a 37% das espécies que actualmente ainda sobrevivem, devido aos aumentos a temperatura, a inundações, ao aumento do nível das águas do mar, ao fogos florestais, à desertificação... Os países mais vulneráveis a este triste fenómeno são principalmente os países asiáticos, africanos e latino-americanos, justamente onde a biodiversidade é mais abundante!

Apenas um esforço de todos e de cada um, na redução da utilização de energia e de recursos naturais (cobustíveis, papel...), na realização da reciclagem e na reutilização dos materiais possibilitará um não aumento das alterações climáticas. è também é importante termos consciência da corrupção social que está constantemente presente no mundo dos humanos, estando sempre alerta para crimes contra a natureza, como o arraso de florestas inteiras, o lançamento de esgotos, a destruição de habitats naturais ou a abusiva emissão de gases de estufa para a atmosfera pelas indústrias.

Temos que estar atentos às transgressões daqueles que não respeitam o Planeta em que vivemos e chamar a atenção a quantas pessoas for necessário para a destruição do nosso Mundo...

Sem comentários: