quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Aumento do nível das águas do mar


Um dos principais riscos associados ao aquecimento global, devido às alterações climáticas é a subida do nível médio dos oceanos. Devido à fusão dos glaciares em todo o mundo e das calotes polares, (degelo), associados ao aumento do volume das águas por expansão térmica, o nível do mar tem vindo a subir a um ritmo de 2 mm/ano, e poderá acelerar substancialmente, pondo em risco diversas áreas costeiras.

Um aumento de apenas 1 m no nível do mar pode deixar submersas diversas ilhas do Pacífico e tornar inabitáveis vastas áreas de diversos países, desalojando milhões de pessoas em todo o mundo.

Para além do efeito directo da subida do nível do mar, há ainda que considerar o aumento do poder erosivo, em especial nos cordões dunares e nas praias, e o impacto sobre as infra-estruturas portuárias e de defesa da costa contra inundações.

Se todo o gelo da Gronelândia e continente Antárctico derreter, provocará, uma subida da água do mar de aproximadamente 70 m. Tendo este acontecimento efeitos catastróficos em todo o mundo quer a níveis ambientais quer a níveis naturais.

Sem comentários: