sábado, 9 de junho de 2007

Pegada Ecológica...


A Pegada Ecológica constitui uma forma de medir o impacto humano na Terra.

Este conceito exprime a área biologicamente produtiva (solo e água), assim como os recursos utilizados para a produção dos bens de consumo e dos serviços prestados, bem como os resíduos que lhes estão associados; para sustentar o actual estilo de vida de um indivíduo, uma comunidade, um país ou mesmo para a população mundial.

A "pegada ecológica" varia de país para país, o desenvolvimento económico-social de uma determinada nação pode ser avaliado a partir da sua "pegada". Para perceberem realmente do que trata este conceito vamos dar o exmplo de dois países: EUA e Índia. Os Estados Unidos, com uma área de 9 629 091 km² e cerca de 300 007 997 hab.), possuí uma "pegada ecológica" estimada em cerca de 10.3 hectares por indivíduo enquanto que, a Índia (o segundo país mais populoso do Mundo), com cerca de 1.080.264.388 habitantes para um espaço de 3.287.590 km², detém uma "pegada" de apenas 0.7 hectares por pessoa.

É devido a esta diferença abismal que os Estado Unidos da América constituem o país mais poderoso do Planeta enquanto que, a Índia, apesar de toda a sua evolução tecnológica, continua a ser um dos países mais pobres, a transbordar de gente com carência económicas e sociais.

Por tudo isto, todos devemos fazer um esforço no sentido de poupar bens de consumo, que muitas vezes esbanjamos desnecessariamente, assim como reduzir a produção de lixo e resíduos. O Planeta em que vivemos não tem capacidade para albergar uma população, que caminha para os 7 biliões, se cada um nós não se esforçar para desenvolver uma económia sustentável... pensam e poupem...

Se quiserem saber qual a vossa "Pegada Ecológica" vão a: www.earthday.net/footprint/info.asp?language=portuguese&country=portugal

Sem comentários: